terça-feira, 6 de julho de 2010

Parabéns Frida Kahlo‼

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón

Nascida em 06 de julho de 1907, em Coyoacán, pequena cidade nos arredores de Cidade do México, foi a terceira filha do casal.

casamento com Diego Rivera
1929

Em 1913, Frida com 6 anos de idade contrai poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo de sua vida. Aos 18 anos, sofre um grave acidente. Um bonde ao qual viajava chocou-se com um trem.

O pára-choque de um dos veículos perfurou as costas de Frida, atravessou sua pélvis e saiu por sua vagina. Tal acidente fez a artista ter de usar vários coletes ortopédicos de materiais diferentes, chegando inclusive a pintar alguns deles (por exemplo o colete de gesso na tela intitulada "A Coluna Partida"). Por causa desta tragédia, fez várias cirurgias e ficou muito tempo acamada. Durante a sua longa convalescença ,começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai e com um cavalete adaptado à cama.

Vida pessoal "A Casa Azul", residência de Frida e de seus familiares.Casa-se aos 21 anos com Diego Rivera, um casamento tumultuado, ambos tinham temperamentos fortes e casos extraconjugais. Kahlo que era bissexual esteve relacionada com Leon Trotski depois de separar-se de Diego. Rivera aceitava abertamente os relacionamentos de Kahlo com mulheres, embora não aceitasse seus casos com homens. Frida descobre que Rivera mantinha um relacionamento com sua irmã mais nova, Cristina que teve 6 filhos. Separam-se, mas em 1940 unem-se novamente, o segundo casamento foi tão tempestuoso quanto o primeiro. Durante o casamento, embora tenha engravidado mais de uma vez, nunca teve filhos, pois as sequelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final. Depois de algumas tentativas de suicídio com facas e martelos, em 13 de julho de 1954 aos 47 anos, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta que ela tenha morrido de overdose, que pode ter sido acidental ou não. A última anotação em seu diário, que diz "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar - Frida", permite a hipótese de suicídio. Pesquisadores com base na autópsia de Frida acreditam ter sido envenenada por uma das amantes de seu então marido. Diego Rivera descreveu em sua auto-biografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico de sua vida.
Foi uma mulher a frente de seu tempo. Politizada, feminista e extremamente forte, suportando as muitas adversidades, defensora dos direitos humanos, orgulhava-se de sua mexicanidade e tradição cultural, sempre se opôs a reinante americanização.
Algumas de suas frases:

"Se existe vida após a morte, não me esperem, por que não vou."

"Perdi meus melhores anos sendo sustentada por um homem, sem fazer nada além do que julgava que o beneficiaria e ajudaria. Nunca pensei em mim mesma e, depois de seis anos, a resposta dele é que a fidelidade é uma virtude burguesa, que só existe para explorar [as pessoas] e para obter lucros econômicos. (...)"

"Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?"

"Pinto a mim mesmo porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor"

"Espero a partida com alegria... e espero nunca mais voltar..."

Como poucos artistas, ela foi uma poeta das tintas e uma poeta da vida. Ultrapassou grandes dores e grandes perdas, amou superiormente seu homem e por ele foi amada, realizou uma obra de arte original e eterna através do diálogo com seus traumas, juntou expressionismo e cultura indígena mexicana num amálgama perfeito, atuou politicamente contra todas as formas do totalitarismo, foi uma precursora do alargamento dos horizontes da mulher. Acima de tudo, foi uma artista e um ser humano excepcional que superou graves limitações por meio de uma sensibilidade superior e um imenso amor pela vida.

Sua maior dor foi a impossibilidade de ter filhos. Para entender a obra de Frida Kahlo é importante conhecer um pouco de sua vida.

Eu, particularmente, não sou uma grande admiradora de seus quadros, porque os acho impressionantemente fortes e repercussores de um sofrimento visceral. Eles me deprimem e me surpreendem pela realidade que mostram em suas cores e expressões. Frida era incrivelmente humana e fantástica. Mas esta é minha opinião, que em nada me impede de admirar a artista, a mulher, o ser humano que lutou pelas suas conquistas, sem se deixar abater pelo limite de suas possibilidades.

Parabéns # Frida Kahlo!

Coluna Partida/1944


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero provocar emoções nas pessoas, para que tenham gosto em passar por aqui !!!
Me fale o que você pensa e sente. Lembre-se: tudo é assunto! ♥ ♥ ♥